10x10: Sussurradores na Abrigada

Ana e a presença constante dos livros...
 
Os vulcões no mapa pessoal de Miguel
Os sussurradores descansam num canto da sala, cada vez mais colorida....
Para dizer a verdade…começa-se sempre com o sorriso da Ana, no seu relacionamento tranquilo com os alunos. Então agora, sim. Todos em plenário em meia-lua com a presença da equipa do “Vende-se filmes” que está a documentar o trabalho das diferentes duplas do projeto 10x10 (Descobrir/Gulbenkian). Sejam bem vindos à Abrigada!
Abrimos com o conto “Não há fumo sem fogo”: à medida que a história se desenvolve, oiço risadas... Em seguida apresento o Sussurrador: uma ferramenta sonora para passar mensagens pessoais, de boca a orelha. Tecnicamente, um tubo de cartão. Um objeto pessoal, plasticamente forte e adaptado a cada participante. A escolha do comprimento e diâmetro do sussurrador tem influência no som obtido. (O Tiago fez logo o maior de todos!). Muito importante, também, a escolha do que se vai dizer através do cilindro cartonado. Dedicámos um bom tempo à escolha pessoal de frases definidoras para cada um dos participantes. Depois, foi tempo de oficina, azáfama de tesoura na mão, marcadores, cola, até se chegar ao resultado final.
Ainda houve tempo para completar as cartografias pessoais com balões de banda desenhada contendo referências ilustradas aos assuntos (temas) das aulas anteriores.
Foi uma manhã calminha…fiquei com muita curiosidade nas imagens captadas pelos nossos discretos amigos das filmagens.

Comentários

Mensagens populares