domingo, 12 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

"Pinok e Baleote" ilustrado pelos meninos e meninas da EB Belas1

"Gostámos muito da história e de aprender palavras em crioulo. Na nossa sala também temos meninos iguais ao Djon, que não mentem mas têm uma imaginação muito fertil! Nós fizemos alguns desenhos sobre a história e decidimos enviar os mais "deslumbrantes".

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Leitores em Belas!

Ainda não vos disse que estou a colaborar com a equipa do Cata Livros (Fundação Calouste Gulbenkian) promovendo o site na perspetiva da mediação leitora … à frente vos darei mais notícias. Na minha ida à Biblioteca Escolar da Escola Professor Galopim de Carvalho (Queluz) para além do trabalho inerente a esta ferramenta digital, encontrei a Luisa Ducla Soares (grande surpresa!) e os meus leitores… Aqui fica o testemunho que a Professora Cláudia Santos (E.B. 1 Belas) me enviou, depois de uma manhã bem passada na Galopim:
“Esta semana começámos a ler a história "Pinok e baleote". Está a ser muito bem aceite, porque os alunos adoram histórias, porque foi escrita por alguém que eles conhecem e porque temos duas alunas com origens em Cabo Verde. A Liliane que disse logo que no verão passado tinha estado na Calheta e a Chelsea que me vai corrigindo as falas em crioulo e traduzindo algumas palavras. Prometo dar mais notícias desta nossa aventura...”
Aqui vos deixo também algumas imagens do momento vivido na Biblioteca Escolar.
A Professora Bibliotecária Fátima Rocha e um grupo de pequenos leitores
dificuldade na produção de textos?...Eu ajudo.
Para mais tarde recordar...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

"Encontros imediatos...grau de amizade"

E se de repente vos fizerem uma surpresa no final de uma actividade em Biblioteca Escolar? Aconteceu na Biblioteca Escolar da E. B. Professor Galopim de Carvalho...
"Tivemos a sorte de ter connosco no Agrupamento dois escritores no mesmo dia – A Luísa Ducla Soares no Pego Longo e o Miguel Hora na Galopim. Até aí tudo certo, já estava previsto! O que não estava previsto é que se encontrassem… Foi fabuloso, nunca tinha assistido a nada assim. Um diálogo em verso a partir dos livros da Luísa Ducla com os dois escritores a recitar alternadamente. Uma amizade que brilha em palavras e versos de uma memória do trabalho em conjunto. Os olhos dos alunos do 4.º A de Belas 1 que estavam encantados com a surpresa…" (retirado do blog "Galopinices")
Ora espreitem o "Galopinices"