Festa dos Contos em Montemor-o-Novo...


A Festa, também pelas ruas... "Nós vamos para uma festa, estamos atrasados" (foto:J Poças)
A Festa Dos Contos / Festival Internacional de Narração Oral que acontece em Montemor-o-Novo, encerra os Contos Doutra Hora. Como o nome indica premeia o lugar da festa entre narradores e ouvintes e, acontece em espaços íntimos dentro da Biblioteca Municipal Almeida Faria de Montemor-o-Novo. O Pátio dos Contos, a Taberna do Contos, e outros espaços dentro da festa acolhem inúmeros rostos, internacionais e nacionais, que vão deliciando quem gosta de ouvir bem contar.
Uma festa com muita música no Pátio dos Contos: Galissa e António Pedro  (foto:J Poças)
 Primeira saída depois de uma temporada retido em casa…doença. E o que estava mesmo a apetecer era…Festa! E lá estivemos em Montemor-o-Novo, convocados pelo Carlos marques, para mais uma Festa dos Contos. Dois dias descontraídos, contando e cantando histórias. O Manuel Garrido (um pirata admirável) e eu abrimos a festa. Oportunidade para partilhar com os outros contadores as minhas recentes experiências narrativas com a apresentação de “Vanitas e a tia Aldina”; não estávamos num museu, mas deu para ficar com uma ideia do que é contar em frente a uma obra da Paula Rego.
O Manuel contou uma bela história de um Kora sem coração e, logo a seguir, entrou o Galissa em palco para nos encantar com os sons da Guiné. E tudo pareceu encadeado, mágico, das sessões na biblioteca, à passeata pelas ruas da cidade, incluindo um momento muito engraçado no jardim da sociedade Carlista, com um sino que insistia em interromper a Cristina Taquelim. Cá para mim foi a vingança de um sacristão, farto de histórias sobre padres… Umbigo D’ aço, António Fontinha, Cristina Taquelim, Os Músicos de Bremen, Cláudia Fonseca, Rini Luyks, fotograma 24, Braima Galissá, Manuel Garrido…um programão bem conduzido pela batuta do contador Carlos Marques. Pelo meio o António Pedro ainda deu uma mãozinha de precursão acompanhando um grande concerto do Galissa com seu Kora contador de histórias.
Fazem muita falta estes momentos de convívio e partilha entre contadores…
Uma contadora com falta de vista? :)
Os Umbigo D'Aço!
O narrador mexicano dos Músicos de Bremen!
 Grande professor António (só podia ser bibliotecário...)
 
Cláudia Fonseca e as suas histórias de "faca e alguidar" acompanhadas ao acordeão por Rini Luyks
Carlos Marques: um anfitrião feliz...
Braima Galissa
A magia de António Fontinha...

Comentários

Mensagens populares