De Beja, a todo o vapor!


Voltar a Beja e à "Casa dos Livros, regresso às referências, conferindo a prática que se vai desenvolvendo um pouco por todo o país. Desta vez a “aventura” de uma formação em Mediação Leitora dedicada a auxiliares de ação educativa mas que reuniu também pais, educadores e mediadores culturais...casa cheia. Um primeiro dia de volta da “Surpresa de Handa” e o jogo do faz de conta, partindo em seguida para as histórias contadas com o corpo. Na manhã seguinte: poesia, lengalengas e outras oralidades. Mas fiquei com a sensação que o trabalho final em torno da imagem projetada (“Dia positivo”) deixou todas as participantes num estado de encantamento.  

À tarde assistimos à projeção do filme “Espaço/tempo” de Tiago Afonso que testemunha o trabalho desenvolvido no projeto “Novas memórias do cárcere” (Guimarães 2012). Seguiu-se o visionamento de um pequeno conjunto de “curtas” realizadas pelos presos do EPR Guimarães e um debate animado entre a assistência.
Tiago Afonso
O fim de semana terminou na Cova do Vapor (projeto casa do Vapor) com uma roda de contos na companhia de Elsa Serra e Thomas Bakk. Uma forma simples de homenagear um belo projeto de intervenção social e artística num dos meus areais favoritos.
Com Elsa Serra e Thomas Bakk no encerramento do projeto Casa do Vapor (Cova do Vapor)

Comentários

Mensagens populares