Vídeo caseiro para o Mural Interactivo do Bibliotecário


Vídeo caseiro que serviu de ponto de partida para o debate promovido pelo Mural Interativo do Bibliotecário (Brasil) sobre diferentes realidades bibliotecárias. Juntamente com Paula Sequeiros animámos a conversa em torno da leitura em contexto prisional. Fica aqui um obrigado à Fabíola Bezerra por ter promovido esta conversa que atravessou o oceano e da qual resultou um e-book reunindo o contributo de todos.
Como os mediadores do livro não são especialistas em biblioteconomia, aqui fica o esclarecimento de Maria José Vitorino sobre um dos meus lapsos no vídeo:
"A CDU não é um sistema de catalogação.  É um sistema de classificação / indexação, que também é usado como base de organização da arrumação dos documentos, por aplicação nas cotas. Catalogação é outra coisa, e outra operação do tratamento documental - normalizada por normas internacionais, desde os anos 70 (ISBD) e nacionais (Regras Portuguesas de Catalogação - da responsabilidade da Biblioteca Nacional), adaptadas em normas de cada biblioteca (manuais de procedimentos). Por esta operação se descreve fisicamente o documento, e o seu conteúdo, de modo a poder ser recuperado ("catado") por  pesquisa através de pontos de acesso normalizados e validados : autor(es), título, cota, editor, ano de publicação, título de colecção, etc..."

Comentários

Mensagens populares