Por aqui...e por ali

Pronto...vê lá o boneco
Uff! Uma semana de muitas leituras e comunicação com os leitores. Também de momentos formativos e reencontros. Ao longo dos tempos venho aprofundando a minha relação com as bibliotecas escolares da Venda Pinheiro. Nesta semana da leitura, lá fui até à escola básica da Venda. Biblioteca Escolar Mil Maravilhas, para falar de Pinok e Baleote, do Mar com muita poesia pelo meio. As crianças apreciaram bastante a presença das ilustrações originais. Na segunda foto estou ao lado da professora Susana Lopes durante um encontro com a comunidade educativa da aldeia de Santo Estevão das Galés. Um trabalho muito forte, este das bibliotecas escolares!
Tempo de reencontros, neste caso com um grupo profissional por quem nutro uma admiração especial: os educadores de infância. Foi em Almada (Piaget) num encontro dedicado às expressões artísticas. Contei umas histórias a par de disparates muito participados pela assistência. Dediquei um pequeno conjunto de poemas que partilhei com o público, a Maria Isabel de Mendonça Soares, amiga de longa data dos educadores, mulher sábia dedicada à literatura para a infância. Para quem não sabe, trabalhei durante 14 como gráfico e não só na Associação dos Profissionais de Educação de Infância. Quase tirei um curso de educador de infância… Ali naquele palco, pela mão da Teresa Matos, lembrei-me muito da minha amiga Maria da Conceição Moita
Esta semana ainda houve tempo para transformar os participantes no curso de poesia da Biblioteca de Algés (Oeiras a Ler…) em poetas, apenas em 20 minutos. Para além disso, foi a partilha dos livros que tenho vindo a ler junto dos jovens, com aquela mão cheia de participantes atentos. Na parede….o cantaril.

Comentários

  1. Momentos de partilha de sentimentos casuais mas tão intensos como o de afinal querermos ler pelo prazer de conhecer/reconhecer o autor convidado nas suas palavras escritas, nos seus quadros/ilustrações... sinto que é o que vai ficando nos miúdos e é por isso que vou contanto com este parceiro de desafios que é o Miguel, que não tendo o curso de Educador de Infância é um Educador cada vez mais completo!

    Susana Lopes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelas tuas palavras, minha amiga! Beijos, muitos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares