Visita Laredo em Língua Gestual Portuguesa, este fim de semana em Serralves



No próximo sábado iremos oferecer, integrado no programa do Serviço Educativo do Museu de Serralves, mais uma visita orientada em Língua Gestual Portuguesa, o Museu de Arte Contemporânea da Fundação de Serralves tem, desde Maio de 2015, um programa educativo que oferece visitas guiadas em Língua Gestual Portuguesa dedicadas à Comunidade Surda.
 Esta oferta pretende democratizar o acesso dos surdos à cultura, cumprindo o que a Carta das Nações Unidas garante no âmbito dos direitos das pessoas surdas, e de acordo com a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, ratificada no nosso país em 2009, nomeadamente no seu artigo número 30, que defende a Participação na Vida Cultural, no Lazer e no Desporto. Nesse sentido, salientamos a importância de se reconhecer, no espaço do Museu, a identidade cultural e linguística própria dos surdos, pois esta atividade é inteiramente pensada e preparada exclusivamente em LGP.
 O programa, que se realizará mensalmente de forma gratuita para os participantes, conta com uma equipa de ouvintes e de surdos: Joana Macedo, historiadora da Arte e ouvinte, Susana Tavares, monitora de atividades educativas e intérprete de LGP, ouvinte, e Joana Cottim, surda e jovem dirigente associativa/federativa, enquanto mediadora de comunicação e consultora em LGP.
 Acreditamos que é importante a comunidade surda participe e esteja bem representada neste programa, garantindo a viabilização e a contaminação que o mesmo poderá ter noutros Museus, por todo o país.
 17 de outubro, às 16h30 – na Fundação  de Serralves (Porto).

Comentários

Mensagens populares