Oceanutópicos em Óbidos!

Número de Sussurradores que estiveram nas ruas de Óbidos ontem (manhã e tarde): 65
Ontem foi um dia de grande azáfama no Folio…. Os Oceanutópicos apresentaram-se em Óbidos! Um grupo de alunos divertido e transversal nas idades (do 5º ano ao 12º) recebeu na Livraria da Adega alunos de outras escolas, propondo a reflexão sobre os Oceanos e a construção de utopias. Formaram-se pequenos grupos de escrita de ideias e sentimentos utópicos; foi muito engraçado ver como os alunos mais novos propunham aos mais velhos e, também, a atitude concentrada dos alunos mais velhos do Agrupamento de Escolas Reynaldo dos Santos (Vila Franca de Xira) na sua tarefa facilitadora da reflexão e da escrita. 
Trabalho colaborativo de escrita em pequenos grupos, entre duas escolas distantes
Constituímos grupos mistos com as turmas visitantes (um 6º ano de Óbidos e uma turma profissional de assistentes de educação de infância de Almada) e partimos para as ruas sussurrando utopias a quem passava na rua, entrando em lojas. No final do nosso percurso pelas ruas de Óbidos demos com uns ouvidos ilustres, tendo lugar um “sussurro presencial”. Também havia uma canastra cheia de sardinhas com frases utópicas coladas – vendemos o peixe todo apregoando: “Olhá utopia fresquinha!” Gostaria de deixar aqui uma palavra de agradecimento à curadora do Folio Educa, Maria José Vitorino, pelo desafio que me lançou e agradecer com admiração à Professora Bibliotecária Hermínia Falcão que mobilizou a escola para este projeto de leituras e intervenção. Uma escola e a sua biblioteca saem do conforto da sua cidade e vão partilhar reflexões e um sentimento marítimo a outra terra. Parabéns Bibliotecas EscolaresObrigado aos professores da Reynaldo que acompanharam esta deslocação. Nada disto teria sido possível sem o empenho da equipa de Óbidos do Fólio Educa – Isso mesmo, Paula Ganhão! Obrigado, também à Patrícia, Susana, Cláudio e á preciosa voluntária Joana. 
Sussurro Presidencial estéreo em Óbidos!

Comentários

  1. Miguel, foi mesmo um dia extraordinário. Obrigada pelo teu grande apoio. Conseguiste levar os alunos ao mais alto nível e a uma experiência inesquecível. Queremos mais!

    ResponderEliminar
  2. É só pensar numa coisa diferente... :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares